
Teresa Cardoso de Menezes | Soprano
Cantou em locais como o Teatro N. São Carlos, Fundação C. Gulbenkian, Festival Internacional Música Macau, em digressões ao estrangeiro, acompanhada por orquestras como a Royal Philharmonic Orchestra of London, Orq. Ópera Nacional
da China, Orq. Gulbenkian, Orq. Sinfónica Portuguesa, Orq. Nacional Porto, Orq. Sinfónica Cascais, sob a direção de Michael Zilm, Michel Corboz, Giuliano Carella Nikolay Lalov, Leonardo de Barros, Vasco Azevedo, Sumi Jo, Anna Tomowa-Sintow, Elizabete Matos, António Rosado, João Paulo Santos, Nicholas McNair, Francisco Sassetti, Rão Kyao…
Foi aluna de Elizette Bayan, concluiu o Curso de Canto na Escola Superior Música Lisboa e foi premiada no Concurso Nacional Canto Luisa Todi 1993. É licenciada em Gestão de Empresas pelo ISCTE.
Na sua versatilidade vocal e artística interpreta um alargado repertório desde a Ópera (Carmen, La Bohéme, Rigoletto, o Morcego), Oratória (Exsultate, Jubilate – Mozart) à Canção Erudita (Os Sonetos de Petrarca de Liszt,…); dos Musicais da Broadway (Les Miserables, My Fair Lady…) ao Fado. É também criadora de espectáculos inéditos como: Clássicos Divertidos – Comédia Musical e de Melodias do Mundo – da Ópera ao Fado, onde desenvolve a sua faceta mais teatral percorrendo o drama e a comédia, numa variedade de estilos.
Em 2000 criou a sua própria Editora Sole Mio e já lançou 4 CDs: Je Veux Vivre – Árias de Ópera, Alleluia – Árias Sacras ambos com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e direção de Manuel Ivo Cruz. Alleluia foi considerado pelo Jornal Expresso (L. Leiderfarb) como o 3º Melhor Disco de 2002. O 3 º CD Upon a Star – Enchanted Songs em Duo com a Harpista Andreia Marques, com o prefácio de Rui Vieira Nery e em 2017 pelo Centenário de Fátima o CD Mater Dei – considerado pela crítica como um dos mais bonitos discos Marianos.