Anzhela Akopyan

Iniciou a sua formação musical aos sete anos de idade. Em 1979, foi admitida na Escola Musical Especial P. S. Stolyarski para crianças dotadas.

Estudou na classe de A. V. Pavlov, considerado o melhor professor da Ucrânia. Aos onze anos de idade já interpretava música a solo.
Durante os estudos, realizou muitos concertos no seu país e no estrangeiro.
Em 1989, participou no Concurso Nacional dos Violinistas Jovens em honra de Oystra, realizado em Odessa, obtendo o quarto prémio. No mesmo ano, ingressou no Conservatório Nezhdanova, em Odessa, continuando a estudar na classe do mestre A. V. Pavlov.

Durante a formação no Conservatório, manteve a intensa atividade como solista e várias vezes foi convidada para participar nos concertos filmados nos Estúdios da Companhia Estatal da Televisão.

Em 1993, concluiu os estudos no Conservatório com aproveitamento e distinção e foi convidada pelo Ministério da Cultura da Ucrânia a participar no concerto anual dos melhores finalistas.
No mesmo ano, começou a trabalhar no Conservatório como assistente de A. V. Pavlov, desempenhando o papel de primeiro violino nos conjuntos de câmara estudantis.

Em 1994 foi convidada para trabalhar na Orquestra de Câmara da Sérvia, em Belgrado, como instrumentista e solista. Simultaneamente, dedicava-se à pedagogia musical e tocava ainda na Orquestra Sinfónica do Estado do Teatro da Ópera em Belgrado.

Integrou a Orquestra Metropolitana de Lisboa em Janeiro de 1997.