O Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras iniciou a sua atividade em 10 de dezembro de 1976, com um grupo de 17 crianças. Foi seu fundador o Maestro César Batalha, que o dirigiu até 2010.

Rapidamente ascendeu a um lugar cimeiro na música coral infantil no nosso país, tendo sido pioneiro, abrindo caminho a muitos outros agrupamentos congéneres que se foram criando em Portugal Continental e Regiões Autónomas.

Em 1978, gravou o seu primeiro LP – “Uma Dúzia de Canções” – que depressa alcançou êxito, quer pela beleza simples e infantil dos seus trechos, quer pela interpretação do Coro.

Em 1979, foi apresentado pela primeira vez a todo o País através da Primeira Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz. Aí foi agraciado com um primeiro prémio a canção “Eu vi um sapo”, da autoria de César Batalha (música) e Lúcia Carvalho (letra). Essa mesma canção viria a ser escolhida para representar Portugal no Sequim de Ouro em Bolonha, festival da canção infantil a favor da UNICEF e ganharia o Sequim de Ouro e o Sequim de Prata.

Também o trecho A todos um Bom Natal, dos mesmos autores, foi gravado e difundido pelo Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras, figurando entre os clássicos natalícios do nosso País.

Continua a contribuir em campanhas de carácter humanitário ou social tais como: Prevenção Rodoviária “Vamos e Vivos”, Festa do Trânsito, Cartões UNICEF, “Jogos do Atlântico”, cujo Hino Vou entrar nesta festa, composto pelo Maestro César Batalha, o Coro interpreta e no Natal de 2016 o CISAO colabora com a Missão Sorriso – Associação Nariz Vermelho, produzindo dois vídeos dos temas Somente Necessário e Pai Natal.

Em 2010, sucede ao Maestro César Batalha, a Maestrina Yara Gutkin, que traz novos projetos para o coro e alarga o seu repertório.

Em 2012 participa na campanha da marca Coca-Cola Portugal – Há Razões para Acreditar num Mundo Melhor, interpretando uma versão de Whatever do grupo Oasis.

Em 2012 participa no Concurso Internacional da Global Rockstar, promovido pela ONU, onde concorrem 350 músicas de todo o Mundo. O Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras vence o 1º lugar com a música “Meu Planeta Azul” e representa Portugal na Cimeira da Terra, Rio+ 20, no Rio de Janeiro. No Brasil participa em vários concertos em conjunto com vários músicos internacionais, fazendo breves apresentações com os mesmos.

Em 2014 integram o musical “Missão Terra: Salvem o Natal” com autora de Rita Fouto da Fareduca.

Em 2015 participa numa homenagem ao cantor Zeca Afonso no evento Ailé Ailé! Zeca Cantado e Contado (livro CD), de autoria de Daniel Completo e José Fanha.

Desde 2016, em parceria com a Alêtheia Editora, tem vindo a produzir livros CDs para a cadeia de supermercados Pingo Doce. Os álbuns são orquestrados pelo Professor de Piano e Formação Musical do CEM-CSAO, Emanuel Andrade.

Vem participando em inúmeros programas de TV, levando deste modo as suas atuações a todo o País e estrangeiro. Destaque para as suas continuadas intervenções no Natal dos Hospitais, programas de entretenimento Factor X, The Voice e Got Talent Portugal e na Campanha “Pirilampo Mágico”, que contou com a colaboração do Coro desde o seu início, e ainda no programa “Mosaique” para a Europa e Canadá, bem como a gravação de “Vozes Infantis de Todo O Mundo” da Televisão Holandesa.

Muitos artistas têm vindo a solicitar o contributo do CISAO para as suas gravações tais como Mara Abrantes, Frei Hermano da Câmara, Suzy Paula, Samuel, Trovante, Michael Jackson (em espectáculo), Secret Lie, Just Girls, Anjos, Vânia Marotti, Lemn Project, Xana Toc Toc e, mais recentemente, Cuca Roseta.

Atualmente o coro infantil é dirigido pela Maestrina Carolina Gaspar e encontra-se dividido em dois grupos:

Grupo de apoio: Admite crianças de ambos os sexos dos 4 aos 6 anos de idade, correspondendo esta fase a um período de adaptação à atividade coral, findo o qual as crianças que tiverem dado provas de qualidade vocal, aprendizagem, interesse, bom comportamento e assiduidade, serão integradas no Coro a título definitivo. 

Grupo principal: Integra crianças, de ambos os sexos, dos 6 aos 12 anos e é este grupo que participa de forma mais ativa em concerto dentro e fora do concelho de Oeiras, assim como em todas as ações para as quais o CISAO é convidado.